A cirurgia de ombro é das cirurgias que mais se tem desenvolveu na última década, mercê da evolução que existiu nos meios auxiliares de diagnóstico, nomeadamente Ecografia, ressonância magnética nuclear (RM e artro-RM), assim como nos materiais e equipamentos de artroscopia e, por fim, nas próteses do ombro. Paralelamente, ocorreu também um aperfeiçoamento técnico por parte dos médicos que se dedicam ao tratamento da patologia do ombro, o que originou que actualmente existam médicos ortopedistas que se dedicam especificamente e sejam especialistas de ombro.
A cirurgia do ombro é um procedimento que visa retomar as condições normais das estruturas afetadas, devolvendo a mobilidade da região e reduzindo a dor do paciente.
O ombro é uma estrutura muito complexa e flexível que permite movimentos muito amplos. É formado por três ossos – úmero, escápula e clavícula – além de tendões, ligamentos e músculos.
Normalmente considerado como uma articulação única, o ombro, na verdade, é formado por três articulações: a gleno-umeral, a acrômio-clavicular e a esterno-clavicular. Todas estas articulações trabalham em conjunto para possibilitar que o braço gire em torno de seu eixo.
As estruturas do ombro são suscetíveis a traumas e degenerações. Por exemplo, esta é uma região vulnerável a luxações por pancadas ou trancos repentinos do braço.
Além disso, é uma parte do corpo propensa a lesões por esportes que demandam do movimento do ombro, como voleibol, handebol, tênis, natação, dentre outros.
As principais lesões do ombro que podem exigir um tratamento cirúrgico são:
Fique tranquilo, tudo vai correr bem!
Após sua alta hospitalar, os pacientes permanecem imobilizados com uma tipoia por um período de 30 a 40 dias para evitar o edema (inchaço).
O curativo realizado para a alta hospitalar não deve ser aberto, trocado e, sob hipótese alguma, molhado. Tome banho, protegendo o curativo com plástico. Não deixe que o jato do chuveiro caia diretamente sobre o membro operado.
Retorne a utilização de suas medicações de rotina e obedeça a prescrição médica pós-operatória. No caso de sangramento abundante no curativo, dor que não melhora com a medicação analgésica prescrita ou febre com temperatura corpórea maior que 38°C, procure nossa unidade e converse com o médico.
Respeite as datas e horários dos retornos ambulatoriais agendados. As consultas são fundamentais para a sua recuperação.
Para todos os tipos de cirurgia de ombro, você deve procurar um ortopedista especialista em ombro e cotovelo no Rio de Janeiro
Dr. Mário Alves Rodrigues possui experiência em cirurgia de ombro e cotovelo, e em tratamento de problemas como bursite, tendinite, artrose, doenças musculoesqueléticas, para o correto diagnóstico e tratamento.
Agende sua consulta, realizamos também agendamento em dias e horários personalizados conforme necessário.