Quando o quadril está danificado pela artrite, por fraturas ou outros problemas, as atividades comuns, como caminhar ou sentar e levantar, podem ser dolorosas e difíceis. O quadril pode enrijecer, dificultando o ato de colocar e tirar calçados e meias. Pode haver desconforto mesmo durante o repouso.
Caso os medicamentos, as modificações nas atividades do dia a dia e o uso de aparelhos que auxiliam a caminhar não sejam capazes de tratar suficientemente os sintomas, a artroplastia de quadril pode ser uma opção. A cirurgia da artroplastia de quadril é um procedimento seguro e efetivo para aliviar as dores, melhorar os movimentos e ajudar a desfrutar das atividades normais do dia a dia.
Faça tratamentos não cirúrgicos antes
É muito importante tentar estes tratamentos pois eles podem ser suficientes para controlar os sintomas em determinados momentos. Por outro lado, se eles não funcionarem, também são importantes para que o paciente tenha mais segurança de que chegou o momento de realizar a cirurgia de prótese de quadril.
Dentre as opções de tratamento não cirúrgico, temos:
- Medicamentos analgésicos.
- Medicamentos condroprotetores.
- Fisioterapia.
- Condicionamento muscular.
- Gelo.
- Uso de apoio de bengalas ou muletas.
- Modificação de atividades diárias.
- Orientação postural.
- Viscossuplementação do quadril/ Infiltrações
A duração do tratamento não cirúrgico depende muito da resposta clínica do paciente. Dessa forma, se ele estiver tendo boa resposta, ele pode ser mantido de forma contínua. Sendo assim, no caso de falta de resposta entre 3 a 6 meses de tratamento, fica fortalecida a indicação da prótese de quadril, ou cirurgia de artroplastia de quadril.
Quando realizar a cirurgia de artroplastia de quadril?
Vale lembrar que por melhores que sejam os resultados da cirurgia, os implantes sintéticos da prótese nunca serão melhores que o quadril natural. Portanto, a cirurgia de artroplastia deve ser muito bem indicada e normalmente está entre as últimas opções de tratamento para as doenças do quadril.
Atualmente outras cirurgias menos invasivas e de preservação da articulação do quadril, como a artroscopia, tem apresentado bons resultados em algumas doenças e são tidas como primeira opção de tratamento em muitos casos. Sendo assim, a artroplastia total do quadril é indicada em casos de falha dos tratamentos mais conservadores ou minimamente invasivos.
No que diz respeito a quando fazer a cirurgia, alguns critérios são considerados. Sabe-se que quanto mais tardiamente for realizada a cirurgia, menores são as chances de serem realizada uma segunda ou terceira cirurgia para a troca da prótese, que é um procedimento mais complicado.
Em contrapartida, sabe-se também que pacientes muito debilitados e com alto grau de comprometimento funcional não respondem tão bem e tem pior recuperação que àqueles que realizaram a cirurgia mais precocemente. Sendo assim, é necessário que o cirurgião haja com bom senso e em conjunto com o paciente na tentativa de determinar o melhor momento para a realização da ATQ.
Benefícios da prótese de quadril
Após a reabilitação da cirurgia de artroplastia do quadril, o paciente relata:
- Melhora significativa dos níveis de dor
- Diminuição acentuada do uso de analgésicos.
- Melhora da qualidade e distância da marcha.
- Melhora da agilidade e de todas as atividades de vida diária.
Como é a recuperação
A recuperação após a cirurgia, nos primeiros dias, é feita no hospital, com acompanhamento do cirurgião, do anestesista e do enfermeiro, podendo o tempo de recuperação variar de pessoa para pessoa. Neste período, o médico pode indicar o uso de medicamentos analgésicos, além de ser recomendada a realização de sessões de fisioterapia.
Além disso, o curativo que protege a cicatriz contra infecções será trocado pelo enfermeiro sempre que houver necessidade.
A fisioterapia para artroplastia de quadril deve ser iniciada dentro de 24 horas após a cirurgia para aliviar a dor, diminuir o inchaço, melhorar os movimentos do quadril e fortalecer os músculos.