Toda vez que você caminha, corre, sobe escada, dirige seu carro, agacha, ajoelha, se senta e pratica exercícios físicos, você força a sua articulação do joelho. É por conta de toda essa versatilidade que a cirurgia no joelho é um dos procedimentos mais feitos da ortopedia e traumatologia.
A cirurgia de joelho deve ser indicada pelo ortopedista e normalmente é feita quando a pessoa apresenta dor, dificuldade de movimentar a articulação ou deformidades no joelho que não conseguem ser corrigidas com o tratamento convencional.
Existem vários tipos de cirurgia no joelho, pois é uma articulação complexa e uma das mais importantes do corpo humano. Composto por ligamentos, menisco, tendões e patela, é essencial para que consigamos realizar atividades do dia a dia, como dirigir, agachar, caminhar, correr, subir escadas, dentre outras.
A cirurgia no joelho é indicada quando a dor no joelho é intensa, o movimento é limitada, há deformações ou quando a alteração no joelho é crônica, não melhora ao longo do tempo ou não há resposta ao tratamento anteriormente recomendado. Dessa forma, as principais indicações para cirurgia no joelho são
É um procedimento minimamente invasivo, rápido, geralmente leva cerca de 1 hora, e também dar ao paciente uma recuperação rápida e menos dolorosa.
É uma cirurgia de joelho bastante comum. O procedimento consiste na ressecção (remoção) parcial ou total do menisco lesionado.
É uma cirurgia de joelho que evoluiu bastante nas últimas décadas. Com isso, quando um paciente passa por esse tipo de operação no joelho, o novo ligamento fica semelhante ao original.
Pode ser feita por meio da artroscopia ou por via aberta, a escolha da técnica é feita pelo cirurgião ortopedista.
Por conta do aumento da expectativa de vida, a artroplastia total de joelho é um procedimento que vem sendo realizado com bastante frequência em pacientes que estão na faixa etária dos 65 aos 79 anos.
Por ser um tratamento bastante delicado, a cirurgia de joelho tem tempos de recuperação e de repouso que variam, sendo que alguns pacientes podem precisar realizar sessões de fisioterapia logo após o procedimento cirúrgico para otimizar as chances de cura do tratamento.
Além disso, pode ser recomendado também o uso de medicamentos para afinar o sangue e, assim, prevenir o aparecimento de coágulos, bem como indicar que a pessoa realize movimentos com o pé e com o tornozelo logo após o procedimento para favorecer o fluxo sanguíneo local e também evitar a formação de coágulos e o inchaço. Pode ser indicado também o uso de meias de compressão, em alguns casos.
O tempo de recuperação após uma operação no joelho varia, pois depende de qual dos tipos de cirurgia no joelho você vai fazer e levar em consideração vários fatores. Todavia, no pós-operatório é fundamental seguir todas as orientações médicas, desse modo é possível acelerar a recuperação e prevenir possíveis complicações.
A cirurgia que você tanto precisa agora é possível.
Agende sua consulta, realizamos também agendamento em dias e horários personalizados conforme necessário.