A fisioterapia ortopédica é uma especialidade da fisioterapia, e tem como foco os cuidados envolvendo distúrbios ósseos e musculares. A especialidade atua na prevenção, no trato e, principalmente, na reabilitação de indivíduos acometidos por fraturas, entorses, contusões musculares, luxações, amputações, dentre outros casos diversos.
O fisioterapeuta ortopédico trabalha para reestabelecer as funções do paciente da maneira mais rápida possível, sempre traçando caminhos seguros, que levem em conta as necessidades e os limites de cada pessoa. Seu principal objetivo é recuperar a qualidade de vida desses pacientes.
A fisioterapia ortopédica conta com uma série recursos a sua disposição. O especialista deve avaliar com cautela cada paciente, e partir do seu caso, decidir qual ou quais técnicas devem ser utilizadas.
Todo o tratamento é conduzido levando em conta as necessidades e os limites individuais, sempre evitando complicações e priorizando resultados seguros e efetivos.
Avaliação e/ou treinamento realizado para quantificar força, potência e resistência muscular comparando o membro saudável com o acometido. Realizado em um aparelho cuja velocidade do movimento é constante e a resistência variável.
Correntes elétricas utilizadas para tratamento da dor ou fortalecimento muscular, bem como redução de edema e aceleração do processo cicatricial.
A termoterapia é usada para aumentar ou diminuir a temperatura dos tecidos. O aquecimento melhora a circulação dos mesmos, promove o relaxamento muscular, diminui a dor e rigidez articular. O resfriamento diminui o processo inflamatório, dor e edema.
Laser de baixa potência (LLLT) –feixe de luz indicado para redução da dor, cicatrização dos tecidos e aceleração da resolução do processo inflamatório.
Aparelho cuja plataforma emite uma vibração mecânica que estimula contrações musculares, circulação e o controle neuromotor. Indicado para dor muscular tardia, lombalgia crônica, osteoporose, condicionamento físico em idosos, obesidade e em indivíduos com limitação de mobilidade.
As sessões de fisioterapia ortopédica são fundamentais, já que promovem o fortalecimento articular, aliviam a dor e impedem o agravamento das lesões. O tratamento é composto por alongamentos, exercícios de fortalecimento, reeducação postural, treinos funcionais, terapias anti-inflamatórios, termoterapia e ultrassom.
Uma das modalidades da Fisioterapia Ortopédica é a Preventiva, que serve para corrigir vícios de postura e evitar as consequências desses maus hábitos. Dizemos que ela é preventiva porque reduz o risco de lesões, fraturas e traumas que possam afetar o paciente no futuro.
Nesse caso, o profissional vai passar e supervisionar a realização de exercícios que vão ajustar todo o equilíbrio da mobilidade do corpo.
Voltada para atletas, sejam eles profissionais ou amadores, este tipo de fisioterapia promove rápidos resultados através de um programa de exercícios bem dinâmico. Ela também atua como forma de prevenção, uma vez que o ritmo e a frequência dos traumas e dos impactos são constantes. O atendimento da fisioterapia esportiva é individual e também pode corrigir a postura do atleta na ação de seus movimentos como forma de ter melhor condicionamento físico.
No pós-operatório de cirurgias ortopédicas, a fisioterapia traumato-ortopédica possui um papel fundamental na reabilitação desses pacientes, uma vez que os profissionais acompanham passo a passo da sua evolução.
Aqui, as suas principais funções são: auxiliar na cicatrização da estrutura lesada, manter a movimentação e evitar os efeitos deletérios da imobilização, como a fraqueza muscular e a hipotrofia. Ou seja, ela deixa o paciente totalmente apto para o retorno das suas atividades diárias.
Agende sua consulta, realizamos também agendamento em dias e horários personalizados conforme necessário.