A geriatria é o ramo da Medicina encarregado de estudar e tratar doenças e condições que estão relacionadas diretamente ao envelhecimento. Por conta disso, ficou conhecida como a medicina do idoso, sendo que todos os aspectos da saúde de um paciente na melhor idade são avaliados por médicos dessa especialidade.
O geriatra se preocupa, com todos os aspectos da saúde do idoso, de acordo com as particularidades do processo de envelhecimento. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo. A população geriatrica é heterogenea, idosos de mesma idade podem ter qualidade de vida completamente diferente. Um idoso com doenças crônicas controladas pode ser considerado saudável quando comparado com outro de mesma idade sem doenças controladas e com incapacidades e sequelas. Para o geriatra o tratamento bem sucedido é aquele que além do controle das doenças visa preservar a autonomia (capacidade de escolher) e a independência (capacidade de executar) do idoso.
As enfermidades e problemas mais comuns que impactam o envelhecimento são:
Dessa maneira, para prevenir e diminuir os impactos dessas doenças, a consulta ao geriatra é recomendada desde os primeiros momentos ao chegar à terceira idade e até mesmo antes de atingir essa marca.
A resposta curta para a pergunta é “não”, mas a questão não é tão simples assim: os médicos geriatras, como esclarecido anteriormente, são focados nas questões ligadas ao envelhecimento, ou seja, podem ter pacientes na faixa dos 50 ou até 40 anos. Como o ritmo de envelhecimento de cada indivíduo pode variar, não se pode colocar uma idade exata, mas, em média, se recomenda que, a partir dos 60 anos, se consulte um geriatra regularmente.
Apesar disso, esses casos de pacientes mais jovens não são a regra: a grande maioria dos pacientes que buscam um geriatra com frequência estão acima dos 60 anos, na faixa dos 70 ou 80.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os indivíduos atingem a terceira idade, a partir dos 65 anos e é fundamental realizar consultas nesse momento. Os médicos geriatras, além de atuar na medicina preventiva, podem acompanhar e promover um envelhecimento saudável.
Existem algumas situações para se procurar um geriatra.
É importante entender que o geriatra não substitui nenhuma outra especialidade, como cardiologista ou urologista, por exemplo. Na verdade, eles devem trabalhar em equipe e esse profissional vai fazer o gerenciamento desse paciente, ter um olhar mais completo, ver quais medicamentos ele está usando, entre outras coisas.
Cuidar da saúde de forma preventiva, e não apenas paliativa, é uma das principais vantagens de se realizar o acompanhamento com o médico geriatra. Ele cuida o corpo de forma completa, e não apenas de algumas partes, como acontece com as demais especialidades.
Ter consciência do histórico da família, realizar exames e consultas de rotina, tudo isso contribui para uma vida com mais tranquilidade e segurança.
Agende sua consulta, realizamos também agendamento em dias e horários personalizados conforme necessário.