Os ossos são extremamente importantes para nos fazer caminhar, proteger nossos órgãos e produzir células sanguíneas. Mas à medida que envelhecemos, perdemos massa óssea. Algumas pessoas, principalmente do sexo feminino, desenvolvem a osteoporose.
A perda de massa óssea é uma condição metabólica que causa a porosidade e a maior fragilidade dos ossos. Cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil têm a enfermidade que aumenta o risco de fraturas.
Uma pessoa com redução de massa óssea pode quebrar um osso num simples ato de tossir ou ao fazer um movimento brusco. Além disso, a doença pode causar dores, que são amenizadas apenas com medicação. Em casos mais acentuados, os médicos recomendam cirurgia.
Como as pessoas estão vivendo mais, a tendência é que os casos da enfermidade cresçam. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), 9,2% da população brasileira eram de pessoas com mais de 65 anos em 2018. Já a estimativa é que em 2060, essa taxa subirá para 25,5%.
Portanto é benéfico tomar medidas preventivas, desde a juventude, e realizar o tratamento adequado no envelhecimento. A prevenção, como você verá mais adiante, é baseada na alimentação e na atividade física.
Quais são os sintomas de osteoporose?
Muitas pessoas não sabem que estão com osteoporose e só descobrem a condição depois de sofrerem uma fratura ao realizar movimentos simples ou mesmo sofrer quedas de alturas baixas.
No entanto, alguns sinais da osteoporose podem ser dor crônica, estatura que diminui, perda de qualidade de vida e ossos ou membros que ficam deformados, se tornando mais tortos.
O diagnóstico da osteoporose é feito por meio de exames como a densitometria óssea.
Quais são os tipos de osteoporose?
Há dois tipos de osteoporose: a primária e a secundária. A primária é a mais comum, que ocorre após a menopausa e surge por questões hormonais. Já a secundária, acontece em consequência de outras doenças ou devido ao uso de alguns medicamentos (corticoides e anticonvulsivantes).
Quais são os fatores de risco para a osteoporose?
O maior fator de risco da osteoporose é a idade. Além disso, as mulheres que entraram na menopausa estão mais suscetíveis à doença. Entre outros fatores de risco destacam-se:
- Histórico familiar de osteoporose;
- Ter sofrido uma fratura anteriormente;
- Consumo de álcool;
- Menopausa precoce;
- Artrite reumatoide;
- Uso de corticoides;
- Tomar pouco sol;
- Magreza em excesso;
- Ser sedentário;
- Consumir pouco cálcio durante a vida.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a osteoporose deve ser feito sob a orientação do ortopedista, ou clínico geral, e tem como objetivo diminuir a dor, melhorar a qualidade de vida da pessoa, diminuir o risco de fraturas e complicações.
- O tratamento da osteoporose pode incluir:
- Remédios
- Reposição hormonal
- Suplementos
- Alimentação saudável e variada
- Exercícios físicos
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.